O que é um Servidor Dedicado?

Hoje em dia a Internet já deixou de ser uma promessa, agora ela é realidade. Por isso, ter um site não é mais apenas um diferencial para uma empresa, é uma necessidade. Quando o assunto é empreendedorismo, é essencial que uma empresa esteja inserida no mundo online.

Seja para uma micro, uma pequena e até mesmo uma grande empresa, a hospedagem de sites traz uma série de benefícios para qualquer negócio, entre eles estão mais visibilidade e também uma melhor interação com o seu público-alvo. A Internet hoje é o futuro.

Qualquer empreendedor que não tem um site para a sua empresa perde um grande espaço para os seus concorrentes. A presença na Internet é essencial para a realização de ações voltadas para o marketing digital. Sem isso, o seu negócio não irá obter o alcance e a visibilidade necessária.

Uma empresa que possui um site está sempre ao alcance do seu público. Isso, na atual era do e-commerce, é muito importante.

Por isso, conceitos como hospedagem, servidor, técnicas de SEO, devem fazer parte do cotidiano de uma empresa.

Nesse aspecto de tecnologia e empreendedorismo, vale citar o conceito de servidor. Um servidor corresponde a um sistema de computação que proporciona conexão a uma rede de computadores.

Eles são essenciais para assegurar o bom funcionamento da rede, bem como até mesmo para que as conexões no mundo aconteçam como conhecemos.

O conceito de Servidor Dedicado

Nesse universo em que a hospedagem de sites adquire uma enorme relevância, um conceito bastante comentado é o do Servidor Dedicado. Mas afinal, o que vem a ser o Servidor Dedicado?

Servidor de Hospedagem Dedicado, ou também Servidor de Alojamento Dedicado, são os outros nomes que esse tipo de sistema recebe.

De uma maneira geral, é possível afirmar que o Servidor Dedicado corresponde a um computador configurado com o intuito de processar dados. Ele também possibilita o acesso a arquivos e permite a execução de determinados softwares. Em suma, ele é um servidor ligado 24 horas por dia em um link de Internet.

Saiba aqui como identificar se sua hospedagem atende suas necessidades

A utilização de um Servidor Dedicado é muito importante, por exemplo, para portais de conteúdo que possuem um tráfego elevado de acessos, bem como para as empresas que almejam hospedar as suas aplicações com bastante segurança, eficiência e rapidez.

Além disso, um Servidor Dedicado pode ser usado por empresas de pequeno, médio e principalmente de grande porte. Graças a atuação desse tipo de servidor, vários transtornos são evitados, auxiliando o empreendedor a administrar o seu negócio com segurança e qualidade.

Sendo assim, para melhor compreender para o que serve e como funciona um Servidor Dedicado, vale conhecer alguns detalhes pertinentes, como as vantagens dele. São elas:

Maior autonomia: Um Servidor Dedicado possibilita configurar o sistema operacional, hardware e software, seguindo as suas próprias especificações. Esse é um detalhe que denota mais autonomia para o empreendedor, permitindo a ele uma gestão mais personalizada e acessível.

Mais capacidade de hospedagem: Há a possibilidade de hospedar um ou até mais sites de tráfego elevado, o que permite então controlar os recursos de cada um. Além disso, ele possibilita atualizações conforme o dia e a hora que considerar mais conveniente.

Melhor capacidade de organização: Ao utilizar um Servidor Dedicado, é possível também ordenar e armazenar um significativo número de dados. Ter essa capacidade de organização é essencial para obter melhor controle sobre as informações utilizadas.

Melhor controle local: Um dos benefícios desses servidores é que eles podem ser alocados fisicamente na sua empresa. Sendo assim, ele oferece uma melhor proteção contra possíveis quedas de energia, lentidão na rede e outros tipos de transtornos.

A questão da economia: A utilização de um servidor dedicado pode ser percebida dentro de um longo prazo, pois não serão mais necessárias as compras software ou hardware para manter o servidor. Caso haja a necessidade de uma atualização, ela pode ser efetuada conforme a sua demanda.

O quesito da estabilidade: Pelo fato de ser um servidor exclusivo e não compartilhado, é notória a estabilidade de desempenho oferecida por ele, favorecendo até mesmo a escalabilidade dos seus projetos. Com um Servidor Dedicado, problemas como lentidão e quedas são praticamente inexistentes.

Sendo assim, diante do bom desempenho que tais servidores oferecem, vale a pena efetuar um investimento neles. Atualmente na era do comércio eletrônico e do marketing digital, quanto mais segurança para o seu site, melhor vai ser para o seu negócio.

A diferença entre o Servidor Dedicado e o Servidor Compartilhado

Existe uma nítida distinção entre esses dois tipos de servidores. Enquanto o Servidor Compartilhado permite que você divida espaços e recursos com outros clientes, o Servidor Dedicado é de exclusividade sua. Isso proporciona uma maior liberdade e segurança para a sua administração.

O Servidor Compartilhado tem os seus benefícios para empresas de pequeno porte e pessoas físicas. Por outro lado, para sites que denotam um elevado tráfego e empresas que necessitam de configurações diferenciadas de hardware, o Servidor Dedicado é o mais recomendado.

Por outro lado, o Servidor Compartilhado é viável para a economia de grandes custos. Ele é uma alternativa barata, porém proporciona um desempenho baixo para o site. Isso ocorre porque apenas um servidor tema função de abrigar vários clientes simultaneamente.

Nesse aspecto, o Servidor Dedicado proporciona melhor desempenho, pois ele é utilizado apenas pelo seu site ou projeto. Outra característica vantajosa dele é a capacidade que ele oferece para um melhor controle de processos e atualizações, sendo bastante eficiente também contra ataques virtuais.

O Servidor Dedicado é adequado para quem?

É possível dizer que esse tipo de servidor é indicado para qualquer tipo de empresa, especialmente para sites que contam com um tráfego elevado de acessos.

Além disso, empresas que almejam configurar uma rede de uso interno, podem utilizar um Servidor Dedicado para rodarem os seus sistemas e armazenarem informações.

Vale citar também que as agências digitais e os revendedores de hospedagem podem efetuar o aluguel de um Servidor Dedicado com o intuito de hospedar os seus próprios clientes. Tal procedimento traz uma série de benefícios para as empresas, tornando o processo de gestão mais seguro e dinâmico.

Todavia, ele não é um servidor recomendado para qualquer público, pois ele também denota um custo elevado. O ideal é que ele seja utilizado por empresas maiores e que contem normalmente com um tráfego alto em seu site.

Além do Servidor Dedicado, é possível contar também com outras opções. Entre elas estão, por exemplo, o Cloud Server ou o Virtual Private Server (também chamado de VPS).

Saiba o que é VPS e os principais tipos de virtualização

Cada um deles conta com características específicas que devem ser levadas em consideração na hora de optar pelo mais adequado para o seu negócio.

Como é a configuração do Servidor Dedicado?

A configuração de um Servidor Dedicado conta com várias possibilidades. Sendo assim, é possível efetuar a instalação de qualquer tipo de sistema compatível com o sistema operacional, bem como usar bancos de dados que também são compatíveis. Porém, a configuração irá depender do plano adotado pela empresa.

Um servidor desse tipo é, de uma maneira geral, administrado remotamente. Há a possibilidade de contar, nesse caso, com algumas ferramentas de gestão específicas para isso.

Hoje em dia é possível afirmar que o uso do Servidor Dedicado é de grande auxílio para as empresas em geral.

A importância da hospedagem de sites

Em uma época como a atual em que o e-commerce ganhou notoriedade e relevância, é fundamental que uma empresa tenha um site.

O site deve ser intuitivo, apresentando um bom layout e bastante atrativo. Ou seja, o site, hoje em dia, é cada vez mais a vitrine de uma empresa.

As diversas possibilidades de ganhar dinheiro na Internet tornam cada vez mais nítida a importância de uma boa hospedagem de site.

Uma boa hospedagem de site possibilita que a sua empresa atenda cada vez melhor os seus clientes. E assim como no comércio tradicional, no e-commerce o bom atendimento é também importante.

Conheça a hospedagem Magento e sua importância para o e-commerce

Hospedar um site proporciona para você uma maior segurança de dados. Esse é um quesito essencial, já que assim a sua empresa está protegida contra ataques virtuais e as suas informações importantes ficam em segurança. Não ter dados armazenados da melhor forma, ocasiona uma série de transtornos.

O suporte técnico que as empresas de hospedagem de sites oferecem também representa uma importante vantagem.

Graças a esse suporte técnico, todo e qualquer tipo de problema pode ser sanado, tornando o seu site mais seguro e possibilitando que você atenda sempre bem os seus clientes.

Com um bom suporte técnico, você assegura também uma maior velocidade para o seu site, facilitando a navegação do seu cliente, entre outras vantagens.

Em geral, um bom provedor de hospedagem proporciona uma excelente performance para o seu site.

Conclusão

Como pudemos ver, a hospedagem em um Servidor Dedicado não sofre interferências de outros usuários, é mais rápida e também mais segura.

Por isso, vale a pena investir nessa tecnologia, que irá estabelecer uma visível melhoria para o seu negócio.

Se você gostou desse artigo, compartilhe-o com os seus amigos e contatos nas redes sociais.